Florear Livros: Semeando livros. Colhendo leitores.



Sobre a editora Florear Livros


A editora Florear Livros nasceu na primavera de 2019, na cidade de Londrina, no Paraná.

Sonhada e idealizada por sua sócia-fundadora, a editora e autora Cassia Leslie Garcia de Souza, tem como meta principal a formação de leitores, por meio da edição e publicação de livros literários de qualidade para crianças e jovens.

Por considerar o valor dos clássicos, que marcam gerações ao longo dos séculos graças à sua indiscutível qualidade literária, além da capacidade que essas obras têm de se manterem atuais ao tratarem de temas universais, a Florear Livros terá em seu catálogo um espaço especial e diferenciado para eles. Também se dedicará ao reconto, à tradução e à adaptação de textos oriundos da tradição oral do Brasil e de outros países do mundo. Na Florear, também haverá sempre um lugar de destaque para obras de artistas da palavra, da imagem e do design de nossos dias.


A direção da editora é conduzida pessoalmente por sua sócia-fundadora:


Cassia Leslie Garcia de Souza

Graduada em Letras, com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Dramaturgia e Intertextualidade.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa há cerca de 25 anos, escreve para alunos de Ensino Fundamental I e II e também para Alfabetização de Jovens e Adultos. É também autora e editora de livros literários para crianças e jovens.

Como colaboradora e editora-chefe, a editora Florear Livros conta com:


Marcia Paganini Cavéquia

Graduada em Letras, especialista em Metodologia da Ação Docente e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formadora de professores das redes públicas e privadas e pesquisadora nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Formação de leitores, Livro didático, Ensino de língua materna e Formação docente.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa para alunos de Ensino Fundamental I e II e de livros literários para crianças e jovens.




A missão da Florear Livros


O plano maior da editora é fomentar o desejo de ler, provocar diferentes leituras e releituras, ampliar a visão de mundo dos leitores, levando-os a um patamar que apenas a fruição da boa literatura é capaz de fazê-los alcançar.

Conselho editorial

Ricardo Augusto de Lima

Graduado em Letras com mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com período sanduíche pela Universitat de Barcelona. Pós-doutor em Teatro e Autoficção pela mesma universidade. Atua na área editorial como redator, autor, revisor e editor de livros didáticos para Ensinos Fundamentais I e II.

Professor acadêmico e pesquisador nas áreas de Dramaturgia (em especial a contemporânea), Escrita de si (autobiografia, autoficção, biografia etc.), Intertextualidade e Metateatro.

Escreve literatura infantojuvenil, além de contos e poemas para adultos.



Susana Ventura

Mestra e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atua como escritora, professora, tradutora e pesquisadora na área de Literatura.

Tem cerca de 30 livros publicados, a maior parte para jovens leitores. Embaixadora da Brasil em Mente (ONG - Nova York – EUA), entidade de incentivo ao ensino da língua portuguesa e literatura de língua portuguesa e patrona da Biblioteca Infantil Susana Ventura (Projeto Construir Artel – Osaka – Japão).



Carla Kühlewein

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutoranda em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Assis).

Professora acadêmica e pesquisadora nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Teatro, Literatura Popular e Oralidade. Escreve literatura infantil e peças teatrais.